Informativo




  • Eu sou hipertenso Eu me cuido.



    1 – O que é Hipertensão Arterial?

    Hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é quando a pressão exercida pelo sangue em movimento na parede das artérias é muito forte, ficando acima dos valores normais. As artérias são vasos que levam sangue para todas as partes do nosso organismo.

    2 – Quais são os sintomas?

    A hipertensão arterial é denominada por muitos médicos como o “assassino silencioso?, por apresentar, muitas vezes poucos ou nenhum sintoma. Apesar dessa característica, há várias pistas que podem nos orientar precocemente para sua identificação. A principal pista é a presença de pais ou irmãos com pressão alta. Nesta situação, deve-se regularmente avaliar a pressão arterial, pois existe uma forte predisposição genética para o desenvolvimento de pressão alta no futuro. Apesar de serem raros os sintomas específicos da hipertensão, a presença da dor de cabeça (na nuca), principalmente ao acordar, a visão de pontos luminosos (como se fossem vagalumes) e a história de sangramento nasal (epistaxe) sugerem a presença de pressão alta.

    3 – Como diagnosticar?

    A pressão arterial é representada por dois valores, um máximo (pressão sistólica) e um mínimo (pressão diastólica), e é expressa em milímetros de mercúrio (mmHg). A pressão arterial é ótima quando a máxima é menor ou igual a 120 e a mínima menor ou igual a 80. A pressão é alta quando a máxima é igual ou superior a 140 e a mínima igual ou superior a 90. A medida de pressão deve ser feita em ambiente tranquilo, devendo o paciente evitar a ingestão de café e o uso do cigarro por pelo menos 30 minutos e estar com a bexiga vazia. Ocasionalmente, a pressão arterial poderá estar elevada durante momentos de estresse ou durante a realização de exercícios. Por outro lado, ela é normalmente baixa durante repouso ou quando dormimos.

    4 - Como tratar?

    O objetivo do tratamento é controlar a pressão para evitar as complicações e ter uma vida saudável. Faz parte do tratamento:
    -Dieta alimentar com baixa taxa de sódio;
    -Atividade física regular;
    -Redução de peso;
    -Redução de ingestão de álcool;
    -Parar de fumar;
    -Medicamentos orais.

    5 – Quais são as complicações?

    Angina do peito, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e renal e o acidente vascular encefálico (“derrame cerebral?).

    6 – O hipertenso pode levar uma vida normal?

    Sim, em termos. Pode levar uma vida como qualquer outra pessoa, desde que siga corretamente todas as instruções do tratamento e faça as medidas de pressão e demais exames regularmente, com o acompanhamento médico. Lembre-se que o tratamento é para toda vida.

    7 – Existe algum tipo de prevenção para a hipertensão?

    -Manter o peso controlado;
    -Praticar regularmente atividades físicas;
    -Não fumar;
    -Não beber bebidas alcóolicas de forma exagerada;
    -Não abusar dos alimentos salgados.





Unidades de Atendimento


    Unidade 1

    Rua Américo Brasiliense, 807 - Centro - Ribeirão Preto - SP

    (16)3636-3700

    (16)3636-3709

    (16)3941-6644

    (16)99462-6878

    Veja o mapa da unidade


    Unidade 2

    Rua Américo Brasiliense, 1252 - Centro - Ribeirão Preto - SP

    (16)3964-5656

    Veja o mapa da unidade


Laboratório de Microbiologia e Analises Clínicas Dr. Mello

CNPJ: 50.490.820/0001-87

Diretores Técnicos

Dr. Luiz Alberto Sader Gasparotto - bioquímico clínico - CRF-SP 6621

Dr. Amauri Cezar Romano - bioquímico clínico - CRF-SP 6281

 /laboratoriodoutormello

 @laboratoriodrmello

©2017 - Laboratório Dr.Mello - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Agência Ribernet